Cura Crística

sábado, 15 de janeiro de 2011

OBSERVANDO O PODER DO MEDO


“Eu sou uno com Deus, Deus é uno comigo”




A energia do amor divino flui como fitas de luz ao redor de todos vocês, envolvendo-os gentilmente e vibrando suavemente em sua aura. O Amor é a verdade completa e esta é a energia com que Eu, o Criador, o envolvo agora. Como seres de Luz e do Amor na Terra, eu cuido de vocês, honro-os e os respeito, pois nós somos um.
Muitas pessoas fazem esta afirmação que elas são unas com o Criador, mas quantos de vocês realmente compreendem isto completamente, conhecem-no em seu coração e o sentem tão poderosamente em seu ser? É o momento de contemplar a declaração que: “Eu sou uno com Deus, Deus é uno comigo”, compreendendo que esta é a sua verdade, que não há outra afirmação que possa ser tão importante, tão simples, e, entretanto, que tenha uma compreensão e um significado tão amplo e expansivo, ligados a isto. A fim de compreender esta afirmação, vocês devem compreender que isto significa automaticamente que vocês são amor, que vocês são mantidos no amor e que criam a partir do amor e no amor. Implica também que vocês são a magnificência do Criador, as qualidades e as energias sagradas do Criador que existem como e no amor. Para compreender o Criador há uma necessidade de sentir, experienciar e aceitar o amor; um amor que se estende mais do que um amor romântico entre parceiros. É um amor que os preenche completamente, que os compreende, que os cura e os guia. Agora digam esta declaração para si mesmos com o seu novo significado em sua mente.

“Eu sou uno com Deus, Deus é uno comigo”.

Agora digam esta afirmação em voz alta, repitam-na mais e mais alto, colocando energia por trás das palavras. Agora tentem ficar de pé e a repitam, tentando movimentar os braços como se estivessem tentando alcançar um determinado ponto ou alguém que quisesse ouvir. Tentem marchar, pular ou dançar ao redor da sala, dizendo a afirmação em voz alta para si mesmo, sintam a energia e o entusiasmo que estão criando. Façam aquilo que lhes pareça adequado, gritem se quiserem. Então, quando tiverem concluído, sentem-se novamente e respirem profundamente, sentindo a energia, a determinação que vocês criaram, essencialmente a energia da vida ou da força vital que criaram. Deixem a energia do Criador fluir e sintam a paz, a segurança e o amor que ela traz.

Se realmente soubessem que esta afirmação era verdadeira, não a compreendendo apenas em sua mente, mas a identificando em seu coração, estendendo-a as suas ações e a sua realidade, todas as lições de crescimento e de descoberta se dissolveriam. Vocês se lembrariam da verdade. Alcançar este estágio de compreensão e de sabedoria requer uma quantidade tremenda de foco e de concentração, porque a Terra mantém muitas distrações; é sua missão permanecer alinhado com o Criador em todos os momentos. Alguns podem ver isto como impossível, mas uma vez que dediquem uma parte do seu dia para se alinharem com o Criador, então este alinhamento se difunde; ele será como uma névoa se espalhando por todo o seu dia. Há também uma necessidade de deixar ir o ego inferior para revelar a própria alma. Sua alma já compreende que é una com o Criador. Como a personalidade, vocês podem não ter ainda aceito a verdadeira presença de sua alma e assim podem estar contando com o ego para guiar o seu caminho e criar a realidade em que vivem. Isto é perfeitamente normal e aceitável; afinal, o ego se preocupa com vocês e quer ajudá-los em todos os sentidos que possa. Porque então vocês não se sentem satisfeitos, desejam algo melhor, sabem que merecem mais, sabem que há mais para vocês e para a sua vida na Terra? Para muitos pode ser como se houvesse tristeza interior, como se tudo estivesse dando errado para eles, ou como se houvesse algo faltando em sua vida. O ego pode apenas apoiá-los por um determinado período em sua vida, antes que vocês comecem a notar que o seu ego está criando a sua realidade, mas ele a está criando principalmente a partir do medo e do controle, impedindo-os de ver a verdade. A verdade é ver o Criador em tudo, ou ver o amor em tudo. O desejo do ego de ter a atenção e ser amado é tão forte que ele enfatiza tudo, levando um simples sentimento ou desejo fora de proporção. Se tiverem um pequeno medo surgindo em sua cabeça, vocês perceberão que é como uma semente que cresce em uma grande árvore: esta é a influência do seu ego ou eu inferior. Amar, perdoar e dissolver o seu ego é uma grande dádiva para si mesmo, para a sua alma e para o Criador.
Gostaria de explicar mais detalhadamente a influência do ego.

Se vocês imaginaram que cada coisa na Terra, incluindo o seu corpo fosse uma ilusão, que era falso, tudo uma parte de sua imaginação, como se sentiriam? Provavelmente sentiriam medo que tivessem de confiar em uma fantasia ou uma falsa impressão. Poderiam se sentir tristes, pois há coisas sobre a sua vida que vocês amam e a que são apegados. Provavelmente se angustiariam pela sua vida, pois ela é sua e tão familiar a vocês.
Ao compreenderem que tudo foi uma fantasia, provavelmente vocês gostariam de encontrar a verdade e se desligar de sua realidade. Se fossem deixar ir ou se desligar de tudo, enquanto ainda mantinham o sentimento de que apreciam e amam a tudo, mas que não necessariamente precisavam disto, vocês acham que isto os faria se sentir melhor? Para começar, vocês estariam se desligando da falsa impressão e poderiam então ser capazes de ver a verdade, mas é mais provável que então se sentissem sozinhos, solitários, vulneráveis e desorientados. Por que acham que poderiam se sentir sozinhos e vulneráveis? Poderia ser porque o seu ego ainda os está iludindo, ainda lhes afirmando esta realidade, e vocês acreditam nisto sinceramente. Vocês podem sentir que não há propósito em sua vida, ou que ninguém precisa mais de vocês. Há uma necessidade de se interiorizar e refletir sobre de onde vêm a dor e o sofrimento. Eles são colocados em vocês, ou causados por outros? A resposta a isto é NÃO. Não há nenhuma pessoa ou ser em todo o universo que possa magoá-los ou lhes causar dor. Se compreenderem a causa do sofrimento e da dor, então saberão que isto é verdade. Poderia ser as suas experiências passadas e vidas passadas que lhes causaram o sofrimento, mas na verdade isto é como uma ilusão. Eles podem lhes ter causado um transtorno ou um desequilíbrio por algum tempo, até criando uma falsa crença, mas as suas experiências não podem lhes causar dor. Devo salientar que estou falando de trauma emocional ou mental, pois eu sei que vocês compreendem como pode ser delicado o seu corpo físico, mas isto é porque lhes permite perceber e sentir, a fim de compreender como as energias influenciam, nutrem ou se estagnam dentro de vocês.
O ego pode construir uma imagem de que vocês são vulneráveis e sozinhos, que sentem dor e miséria, que não há nada mais na vida, e que estão condenados a sofrer pelo resto de sua vida. O ego pintará este quadro, até que vocês nele acreditem, e, naturalmente, vocês acreditarão, porque ainda que saibam que tudo a sua volta é uma fantasia criada pela sua mente, vocês estão ainda confiando nas palavras e crenças do seu ego. O ego parece como se os estivesse protegendo. Parece que quanto mais ele cria o medo a sua volta, permitindo-lhes existir em um inferno, mais vocês o amarão. Seu ego se sentirá amado, porque vocês estão se apoderando de suas criações e lhes dando atenção. As crianças não se sentem amadas quando elas têm a atenção dos outros? Nesta fase o ego está pensando que está indo bem; vocês estão amando o seu ego e tornando-o uma grande parte de sua vida, então ele se sente feliz, mas o ego se esquece do poder da alma, do aspecto do Criador dentro de vocês. O ego é apenas como uma névoa que os envolve. Ele pode ser surpreendido por vocês quando começam a redirecionar as suas atenções. Seu foco precisa ser colocado em sua alma, no aspecto do amor dentro de vocês, na energia sábia e expansiva que é o seu aspecto divino. Esta parte do seu ser sabe e compreende tudo que precisa. Não sucumbe às ilusões, fantasias ou falsas impressões. Sua alma irá buscar a verdade e sempre a trará para a sua atenção. Quando vocês pensam e agem em alinhamento com a sua alma, que deve estar alinhada com o Criador, então tudo é criado com e a partir do amor. Pode parecer absolutamente impossível que uma pessoa possa ignorar o amor, a segurança, a beleza e a sabedoria que existe dentro dela, mas ela pode e faz facilmente, tudo por causa do foco.
A coisa mais importante a compreender da minha explicação é que o ego pode controlá-los e iludi-los o tempo todo, e de algumas formas ele pode ser traiçoeiro e astucioso. Sua alma nunca os enganará e sempre os conduzirá à verdade, ao Criador e ao amor. Como vocês não podem se permitir aceitar a feliz realidade que a alma tem a oferecer? A resposta é que vocês são tão influenciados pelo seu ego que nada mais lhes é evidente. Assim, até quando compreendem que vocês criam a sua realidade, esta grande parte de sua realidade poderia ser falsa. Até quando vocês tomam uma decisão de perceber a sua realidade a partir do amor, mantendo a compreensão de que vocês não precisam de nada, além de situações e pessoas que fluam a vocês com o tempo divino, poderiam ainda sentir o sofrimento e a dor, porque vocês estão permitindo que o seu ego controle os seus pensamentos, criando o medo. Vocês podem se sentir sozinhos quando o seu ego está no controle, mas vocês nunca estão. Quando vocês se dedicam a sua alma, pedindo que o seu Criador ou eu divino venha e se alinhe com o Criador, então a sua alma dissolve o ego e vocês se sentem satisfeitos, vendo a verdade e sentindo um amor que é muito brilhante e inspirador. Vocês compreendem que tudo o que precisavam era uma conexão com a sua alma e com o Criador. Com este foco vocês podem, gradualmente, dissolver a influência do ego e compreender quem vocês verdadeiramente são. Assim, se estiverem se sentindo deprimidos, desanimados, desorientados, temerosos ou sofrendo, saibam que esta é uma falsa impressão; o medo de qualquer tipo é uma falsa impressão. Pode lhes parecer muito real, mas é simplesmente a influência do seu ego. Sua alma não está sofrendo, a sua alma está simplesmente emanando a vibração do amor. Se vocês entrarem em sintonia com esta vibração do amor, poderão transformar a sua realidade e se tornarem iluminados e livres.
A liberdade é algo que muitos desejam. Eles a vêem como uma liberdade para fazer o que eles quiserem, mas ela se origina de forma mais profunda. É um desejo de ser livre do sofrimento que o ego causa. Libertem-se agora, conectando-se com o Criador e a sua alma. Sua alma lhes lembrará de tudo o que vocês precisam compreender e aprovar na Terra.
É importante lembrar que o ego cria o medo. O medo é uma das maiores ilusões. Se vocês se imaginassem como o Criador, compreenderiam que o amor dissolve todos os medos. O poder do amor próprio, um amor pelo Criador e pelos outros seres humanos na Terra, significa que vocês sempre se sentem seguros e protegidos, que vocês são sempre amados. Tudo o que vocês temem, duvidam ou se preocupam, não pode existir na realidade do Criador. É impossível porque o Criador e a sua alma somente lhes falarão de amor e assim, vocês somente falarão de amor aos outros e, deste modo, ele cresce, até que toda a humanidade esteja conhecendo, sentindo, experienciando e falando de amor. Que bela imagem para concluir, eu acho!

Minha mensagem a vocês é amar a si mesmo, perdoar-se e se honrar como o Criador, pois vocês são a energia criativa da sua realidade; através do alinhamento e do foco vocês podem criar uma realidade que é mais bela do que poderiam imaginar.
Há uma necessidade de se tornar consciente dos seus pensamentos, crenças e do ego, mudando-os para se concentrar no Criador, ao redor e dentro de vocês.

Com amor sagrado,

Eu Sou o Criador, ou qualquer rótulo que escolherem para se dirigirem a mim, pois eu sou a essência da vida e vocês.



Natalie Glasson, a Sabedoria da Luz, www.wisdomofthelight.com
Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br

Aproveitado do site: http://www.anjodeluz.net/

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MAIS INFOS PARA AJUDAR A REGIÃO SERRANA DO RJ


Para doar sangue


O HemoRio montou um esquema especial de atendimento. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta. Interessados devem se apresentar com um documento de identidade. Quem preferir, pode agendar um horário para fazer a doação no telefone 0800 282-0708. O HemoRio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.



Contas para doações em dinheiro

A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47. Outras contas:



Prefeitura de Nova Friburgo

Banco: Banco do Brasil

Agência: 0335-2

Conta: 120.000-3



Defesa Civil – RJ

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 0199

Operação: 006

Conta: 2011-0



Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro

CNPJ 02932524/0001-46

Banco: Itaú

Agência: 5673

Conta: 00594-7



Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta: 1490-8



ou



Banco: Banco do Brasil

Agência: 3475-4

Conta: 32.000-5

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

VAMOS AJUDAR!!!!!!!

RETIRADO DO SITE GLOBO.COM 12/01/2011 19h02 - Atualizado em 12/01/2011 22h07


Veja como ajudar os desabrigados da chuva na Região Serrana do Rio
Prefeitura de Teresópolis criou conta bancária para receber doações.
Supermercados, abrigos e postos da PRF também aceitam donativos.
Do G1 RJ


Chuvas destruíram casas no Rio de Janeiro
Situaçao em Friburgo após a chuva é caótica
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Postos rodoviários, supermercados e abrigos estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

A Prefeitura de Teresópolis abriu uma conta exclusiva para receber as doações. Com o nome de “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente está disponível na Agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 100000-9. Segundo a prefeitura, são aceitas ajudas de qualquer valor.
Ainda em Teresópolis foi montado um outro posto para receber donativos. As contribuições podem ser levadas para o Ginásio Pedrão, onde foi montado um abrigo de ajuda às vítimas. O local fica na Rua Tenente Luiz Meirelles 211, no bairro Várzea, no centro da cidade.

Petrópolis

Foram montados três postos para doação de água, colchão e material de limpeza e higiene na região de Itaipava: na Igreja Wesleyana, no Vale do Cuiabá; na Igreja de Santa Luzia, na Estrada das Arcas; e no centro de Petrópolis, na sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania (R. Aureliano Coutinho, número 81).



Polícia Militar

Todos os batalhões da PM do Rio de Janeiro vão receber doações a partir desta quinta-feira (13). Os comandantes dos batalhões recomendam a doação de água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.


Rodoviária

A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos serão recebidos no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.



Viva Rio

O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e mantimentos para a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Para ajudar, basta fazer a doação na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória). Para mais informações o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 (21) 2555-3750  (21) 2555-3785  (21)2555-3785
Postos em supermercados e rodovias

O grupo de supermercados Pão de Açúcar montou postos de arrecadação em todas as 100 lojas da rede no estado do Rio. As doações podem ser feitas nos estabelecimentos Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas , Extra Supermercados e Assaí. De acordo com o grupo, os donativos serão entregues até 26 de janeiro.

A partir de quinta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal vai montar quatro postos de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. Dois pontos vão funcionar 24 horas, um deles será instalado na BR-116, na altura do pedágio da Rio-Magé, e o outro na BR-101, no trecho de Casimiro de Abreu.

Outros dois postos, na Rio-Petrópolis e na Rodovia Presidente Dutra, vão funcionar das 8h às 17 horas. A PRF informou que os alimentos arrecadados serão entregues para a Cruz Vermelha, que ficará encarregada de fazer a distribuição às vítimas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

UMA LIÇÃO SOBRE A TOLERÂNCIA


Mestre: Desconhecido

Urantia, 10 de Outubro de 2010.
Recebido por Lystke.

Mestre: Uma lição sobre a tolerância é bastante apropriada nestes tempos modernos quando o próprio tempo parece ter acelerado e se tornado aparentemente escasso. Os ânimos se inflamam mais facilmente quando os pais se encontram com pressa para sair de casa para chegarem a tempo no trabalho e ganhar fundos para as necessidades e desejos. É difícil encontrar alguma serenidade, e tempo para reflexão, para apenas se sentar em meditação e deixar que a calma desça nas mentes e corpos esgotados. Muitas vezes não há tempo suficiente no dia, ou assim parece, para fazer as coisas que se pretende. É tudo uma questão de priorizar e fazer as coisas que realmente estejam precisando de atenção. É muito importante encaixar algum tempo em uma programação diária movimentada – para “cheirar as flores”, por assim dizer. Por outro lado, há pessoas que pensam que a vida é um longo tempo de férias, deixando que os outros se preocupem com as coisas, enquanto elas permanecem ignorantes e adormecidos para o fato de que a vida é uma oportunidade para aprender lições, pois estas lições formam a base sobre a qual a vida na eternidade é construída.
No próximo estágio da existência, o processo de reparação será prolongado por muito mais tempo, pois lições importantes não foram aqui aprendidas, e acabará por vir em uma forma diferente – especialmente na forma de tolerância, quando se entra em contato com pessoas de outros planetas com formas de vida e hábitos estranhos. Se vocês ainda não aprenderam a paz, e adquiriram uma saudável dose de tolerância, e não desenvolveram a compreensão para com a sua família neste planeta, como tolerarão outros tão diferentes, com qualquer tipo de capacidade de se alegrar na verdade, na beleza e na bondade?
A variedade é a maior alegria do Criador, que aprecia a diversidade acima de tudo, pois Deus é o ser mais complexo de todos e deseja se expressar na criação da prole e não apenas nos humanos, mas também na rica variedade de todas as coisas vivas.
“A lição suplementar a ser aprendida aqui é ter respeito por todas as formas de vida. Esta é a razão pela qual vocês nasceram neste belo planeta no espaço – aprender a cuidar da Mãe Terra e do seu bem-estar.

“A primeira lição importante na tolerância é aprendida na família onde os membros individuais aprendem a se adaptar uns aos outros, e ninguém é superior ao outro, e cada um é igualmente respeitado como um filho digno de Deus Criador. Uma indulgência a ser feita pelas falhas e aos mais velhos é mostrar os mais jovens pela sua lealdade em se tornar um ser humano melhor. Este não é um sonho utópico; esta é a realidade nos planetas normais, onde as crianças funcionam como professores dos outros, e onde grande cuidado e orgulho é assumido na criação de crianças mais jovens, de modo que elas possam se tornar cidadãos dignos.

“Tristemente, há muitas crianças rejeitadas neste planeta, que é uma abominação ao coração de Deus. Todas e cada uma são criadas a Sua imagem, ou seja, com uma alma em potencial. Resta a todos os mais velhos ajudar a estas crianças, praticando a tolerância e a compreensão para ajudar cada criança a superar as deficiências ou obstáculos do nascimento e lhe dar uma chance de lutar para que seja bem sucedida.”



Grupo de Progresso 11:11
Acenda uma Chama e ela se tornará um Fogo Ardente – ABC-22



www.1111AkashicConstruct.com


Tradução: Regina Drumond – reginamadrumond@yahoo.com.br



Diálogo entre Exú e Oxalá

O céu e a terra fundiam-se no horizonte distante, parecendo uma coisa só, como se não houvesse separação entre o mundo espiritual e o material, a consciência individual e a cósmica.

Sentado sobre uma pedra em uma enorme montanha, de cabeça baixa e olhos apenas entreabertos, Exu observava o fenômeno da natureza e refletia sobre o seu interminável trabalho.
Como é difícil a humanidade – pensou em certo momento – parece nunca estar satisfeita, está sempre querendo mais e, em sua essência egoísta desarmoniza tudo, tudo... Tudo que era para ser tão simples acaba tão complicado.

Com os olhos habituados a enxergar na escuridão e na distância, Exu observou cada canto daqueles arredores. Viu pessoas destruindo a si mesmas através de vícios variados, viu maldades premeditadas e outras praticadas como se fossem atos da mais perfeita normalidade. Viu injustiças, principalmente contra os mais fracos e indefesos. Com seus ouvidos, também atentos a tudo, ouviu mentiras, palavras de maledicência, gritos de ódio e sussurros de traição.
Exu suspirou.
Serei eu o diabo da humanidade? – pensou ironicamente, ao lembrar o quanto era associado à figura do demônio. Passou horas observando coisas que estava habituado a ver todos os dias: mentiras, fraudes, corrupção, traições, inveja, e uma gama enorme de sentimentos negativos.
Foi quando estava imerso nesses pensamentos que Exu ouviu uma voz ao seu lado, dizendo naquele tom austero, porém complacente:
Laroyê, Senhor Falante.
Exu ergueu os olhos e vislumbrou a figura altiva de Oxalá.
Èpa Bàbá – respondeu Exu, fazendo um pequeno movimento com a cabeça, em sinal de respeito.
Noto que está pensativo, amigo Exu – falou Oxalá.
Exu respirou fundo, contemplou novamente o horizonte e respondeu:
Trabalhamos tanto... e incansavelmente, mas os homens parecem não valorizar nosso esforço.
Oxalá moveu os lábios para dizer algo, mas antes que isso acontecesse, Exu, como que prevendo o que seria dito, continuou:
Não falo em tom de reclamação, sou um trabalhador incansável e o amigo sabe disso. É com prazer que levo o que tem ser levado e retiro o que deve ser retirado. É com satisfação que abro ou fecho os caminhos, de acordo com a necessidade de cada um, é com resignação que acolho sobre minhas costas largas a culpa do mal que muitos espíritos encarnados e desencarnados fazem, não reclamo do meu trabalho. Sou Exu, para mim não existe frio ou calor, cansaço ou preguiça, existe apenas a necessidade de cumprir a tarefa para qual fui designado.
Se mostra tão resignado e, no entanto, parece que deixa-se abater pelo desânimo – comentou Oxalá, apoiando-se em seu paxorô.
Exu soltou uma gargalhada, ao que Oxalá deu um leve sorriso, com um movimento quase imperceptível no canto direito dos lábios.
Não sou resignado nem tampouco estou desanimado – falou Exu – estou pensativo sobre pouca inteligência dos homens. Veja só: como responsável pela aplicação da Lei Cármica observo muita coisa. Observo não apenas o sofrimento que alguns homens impõem a si mesmos, mas vejo também as incessantes oportunidades que o Universo dá a cada um dos seres que habitam a Terra. O aprendizado que tanto precisam lhes é dado por bem, mas quase nunca enxergam pelo amor, então lhes é dada a oportunidade de aprender pela dor, mas geralmente só lembram a lição enquanto a dor está a alfinetar sua carne. Com o alívio vem o esquecimento e todos os erros e vícios voltam a aflorar.
Oxalá fez menção de dizer algo, mas com o dedo em riste entre os lábios, novamente Exu o impediu de falar.
Ouça – disse Exu, colocando a mão em concha na orelha, como se ele e Oxalá precisassem disso para ouvir melhor. E ambos ouviram o som que vinha da Terra. O som da inveja, dos maus sentimentos, da maledicência, da promiscuidade, da ganância. Exu deu outra gargalhada e disse:
Percebe? Temos trabalho por muitos séculos ainda.
E isso não é bom? – perguntou Oxalá, que dessa vez não deixou Exu responder e continuou:
Pobres homens, ignorantes da própria grandeza espiritual e da simplicidade do Universo. Se não desconhecessem tanto o funcionamento das coisas, seriam mais felizes.
Não estão preocupados em discernir o bem do mal – resmungou Exu.
E você está, Senhor Falante? – tornou Oxalá.
Mais uma vez Exu gargalhou.
Para mim não existe o bem ou o mal. Existe o justo, bem sabe disso.
Então por que tenta exigir esse discernimento dos pobres homens?
Eu conheço os caminhos – respondeu Exu um tanto irritado – para mim não existem obstáculos, todos os caminhos se abrem em encruzilhadas. Para mim as portas nunca se fecham e as correntes nunca prendem. Conheço o sutil mistério que separa aquilo que chamam de bem daquilo que chamam de mal. Não sou maniqueísta, não sou benevolente, pois não dou a quem não merece, mas também não sou cruel, pois sempre ajo dentro da Lei. Os homens, coitados, acreditam na visão simplista do bem e do mal, como se todo o Universo, em sua “complexa simplicidade” se resumisse apenas entre o bem e o mal.
Pobres homens – repetiu Oxalá.
Pobres homens – concordou Exu – mesmo olhando o Universo de uma forma tão simplista, dividido apenas entre bem e mal, acabam sempre demonizando tudo, achando que o mal é o melhor caminho para conseguir o que desejam ou então acreditam que são eternas vítimas do mal. E o que é pior, quase sempre eu é que sou o culpado.
Mas é você o responsável pelo mal? – perguntou Oxalá, admirando o horizonte.
Sou justo, apenas isso – respondeu Exu.
Não seria a justiça uma prerrogativa de Xangô? – tornou o maior dos orixás.
Exu olhou fundo nos olhos de Oxalá e respondeu:
Estou a serviço do Universo, de cada uma das forças que o compõe, inclusive do Senhor da Justiça.
Isso significa que trabalha em harmonia com o Universo, caro Exu?
Imaginei que soubesse disso – respondeu Exu, irônico como sempre.
Acho que sempre soube. Quando observo o horizonte e vejo o céu fundindo-se à Terra, percebo o quanto o material pode estar ligado ao espiritual. Mas também lembro que o sol vai raiar e acredito que apesar de todas as dificuldades que os próprios homens criam, é possível acender a chama da fé em seus corações. Percebo o quanto eles são falhos, mas percebo também o quanto são frágeis e precisam de nós – e nesse momento pousou a mão sobre o ombro de Exu – sejam dos que trabalham na luz ou na escuridão, pois tudo faz parte do Uno e se inter-relacionam. O mesmo homem que hoje está nas profundezas mais abissais, amanhã pode ser o mensageiro da luz.
Exu olhou para os olhos de Oxalá, como se não estivesse concordando, mas dessa vez foi Oxalá quem não deixou que o outro falasse, prosseguindo com sua narrativa:
Se não fossem os valorosos guardiões que trabalham nas regiões trevosas, dificilmente os que ali sofrem um dia alcançariam o benefício da luz. Se houvesse apenas a luz, não haveria o aprendizado, que tem como ponto de partida o desconhecimento, as trevas. O Universo tão simples é ao mesmo tempo tão inteligente, que mesmo nós, que observamos os homens a uma distância grande, às vezes nos surpreendemos com sua magnitude. Os homens são frutos que precisam amadurecer e você, amigo Exu, é a estufa que os aquece até o ponto certo da maturação e eu sou a mão que os colhe como frutos amadurecidos.
Quem diria que trabalhamos em harmonia? – disse Exu em meio a um sorriso – acreditam que vivemos a digladiar quando na verdade trabalhamos em busca de um mesmo objetivo: o aprimoramento da raça humana.
Oxalá só não soltou uma gargalhada porque não era esse seu hábito (e sim o de Exu), mas disse sem conseguir esconder o contentamento:
Então, companheiro Exu, não temos porque lamentar. A ignorância em que vivem os homens é sinal de que ainda temos trabalho a realizar. A pouca sabedoria que possuem significa que ainda estão muito próximos ao ponto de partida e cabe a nós, não importa se chamados de “direita” ou “esquerda”, auxiliá-los em sua caminhada, que é muito longa ainda. Apenas contemplar as mazelas dos corações humanos não irá auxiliá-los em nada. Sou a luz que guia os olhos da humanidade e você é o movimento que não a deixa estática. Se pararmos por um segundo sequer, atrasaremos em séculos e séculos o progresso da raça humana, que tanto depende de nós.
Nesse momento o sol começou a raiar timidamente no horizonte, separando o céu e a Terra. Exu levantou-se da sua pedra e se pôs a caminhar montanha abaixo.
Aonde vai, Senhor Falante? – perguntou Oxalá, como se não soubesse.
Vou trabalhar, Senhor dos Orixás – respondeu Exu gargalhando novamente – Esqueceu que sou um trabalhador incansável e que trabalho em harmonia com o Universo, mesmo que ele me imponha a luz do sol?
Oxalá não respondeu, mas esboçou um sorriso tímido. Assim trabalhava o Universo: sempre em harmonia. Os homens, mesmo ainda presos a tantos conceitos primários, trilhavam os primeiros passos em direção ao progresso, pois não estavam órfãos de seus orixás e protetores.